Blog
Está perdendo clientes? Entenda o porquê
Investigar os motivos da perda de clientes e investir em melhorias é fundamental para o sucesso do seu negócio
![empresário](https://santadica.org/wp-content/uploads/2019/02/shutterstock_228478192.jpg)
Você abriu o negócio dos sonhos. Viu sua empresa brilhar por alguns meses e, de repente, sem sequer saber o motivo, começa a sentir uma verdadeira debandada de clientes. O que isso pode estar querendo dizer a você? É preciso investigar e encontrar soluções rápidas para evitar maiores transtornos.
Para entender por que seus clientes estão migrando para a concorrência é preciso entender quem são eles de acordo com o seu comportamento de consumo para perceber se a frequência ou gastos investidos estão diminuindo. Isso pode ser feito por meio de planilhas manuais ou automatizadas que acompanham a variação de rendimentos.
Mensurar se o atendimento está causando impactos no faturamento também é muito importante. Para saber se ele está sendo atendido em todas as suas necessidades, é indispensável realizar uma pesquisa de satisfação de clientes. A pesquisa vai ajudá-lo a entender os pontos fortes e fracos do seu atendimento e comparar a satisfação com a concorrência.
Outra medida que deve ser tomada para fazer um diagnóstico preciso sobre a perda de clientes é conversar com aqueles que deixaram de consumir seus produtos ou serviços. Às vezes, o problema não está na sua empresa, pois pode ser que seu cliente sumiu simplesmente pelo fato de que ele não precisa mais dela.
Realizar uma boa pesquisa de satisfação de clientes é essencial para estratégias de marketing, pois elas fornecem dados que norteiam suas ações, utilizando-se das informações das reais experiências dos consumidores para alinhar as expectativas da empresa ao divulgar o seu negócio.
Perder clientes nunca é objetivo de uma empresa, sobretudo para as micro e pequenas, pois isso pode gerar um impacto gigantesco na receita e decretar o insucesso do negócio. Para manter um público fiel é preciso investir em um planejamento estratégico cujo foco seja estimular o cliente a manter o consumo de seu produto ou serviço – mesmo que a concorrência seja acirrada. Entre em contato com a Santa Dica. Somos especialistas em ajudar você a empreender e compreender o comportamento dos seus clientes.
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.