Blog
Inteligência de mercado: tire suas dúvidas
![](https://santadica.org/wp-content/uploads/2019/06/shutterstock_534465157.jpg)
Um dos conceitos mais importantes da atualidade para empresas que querem se posicionar à frente da concorrência e trazer inovações para o seu negócio, a inteligência de mercado se baseia especialmente na análise de dados, e tem como objetivo trazer para dentro da empresa mais conhecimento sobre seu segmento de atuação.
Empresas que investem em inteligência de mercado saem na frente em relação aos seus concorrentes, pois investem em ações mais precisas e reduzem a chance de aplicar recursos de maneira errada. E isso acontece porque a IM possibilita a validação das ações da empresa por meio da interpretação de dados. Aí fica realmente difícil errar!
Contudo, o tema é complexo e gera dúvidas mesmo para os mais experientes no tema. Por esse motivo, selecionamos as principais dúvidas que ouvimos no mercado sobre essa que é uma das práticas de gestão mais eficientes para atingir resultados positivos. Confira:
Como estruturar um processo de Inteligência de Mercado?
A inteligência de mercado está aí para ajudar com seus dados e resultados. Entretanto, chegar a eles ainda é complicado, e demanda a análise de especialistas no assunto, como a Santa Dica. São esses os profissionais mais capacitados para atender as demandas da sua empresa, prontos para compreender as dores da organização e identificar quais as necessidades informacionais e análises qualificadas que os tomadores de decisão das empresas precisam para serem mais assertivos em suas atividades no negócio.
Feito isso, é indispensável respeitar as fases do ciclo de inteligências, que envolvem o planejamento, a coleta, a análise e a disseminação dos dados e informação reunidos e avaliados. Isso garantirá um bom processo de inteligência de mercado.
Como montar uma área de inteligência de mercado?
Uma área de inteligência se constrói com uma equipe de profissionais capacitados, entre eles, gestores, analistas, coletores e demais especialistas em inteligência. Também pode ser composta por profissionais de outros setores de atuação, como marketing e comercial, por exemplo. Com base na inteligência de dados, eles conseguem alcançar as respostas necessárias para o tomador de decisão definir estratégias e conquistar resultados positivos para o negócio da empresa.
Para potencializar isso, é interessante contar com o auxílio da automação e de diferentes recursos tecnológicos, importantes não apenas na fase de coleta de informações, mas também nas atividades diárias de sua empresa, como gerenciamento de tarefas e colaboradores, análise de desempenho e demais processos administrativos.
É possível conduzir um processo de inteligência de mercado sem tecnologia?
Essa é uma dúvida muito comum, assim como a resposta: não. Hoje, é praticamente impossível não pensar em automação de processos como aliada no tratamento de um grande volume de dados. Apesar de muito importante, a automação não substitui a capacidade humana de compreender sinais e propor soluções criativas que possibilitem
que sua empresa seja realmente competitiva.
Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre Inteligência de Mercado. E se você precisa resolver questões de negócios, identificar novas oportunidades e preparar sua empresa para o mercado, conte com a Santa Dica.
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.