Blog
Inteligência estratégica em uma campanha eleitoral
Inteligência estratégica é definida como qualquer ferramenta, atividade ou processo que analisa dados quantitativos ou qualitativos, seja de produtos,serviços ou opinião, com o objetivo de embasar decisões, identificar oportunidades, reduzir custos, determinar forças e fraquezas da própria organização e de seus concorrentes.
Inicialmente, esse conceito foi utilizado por agências governamentais e empresas, mas dominou todo o cenário eleitoral, trazendo a importância das estratégias dirigidas por dados (data driven).
Nesse texto vamos falar especificamente da inteligência estratégica dentro de uma campanha eleitoral. Para implantar uma inteligência estratégica de qualidade para este tipo de segmento é necessário levar em consideração três pontos principais, são eles:
Dados Eleitorais
Extraídos por meio de pesquisa ou mapa de desempenho, esses dados são utilizados para conhecer melhor seu potencial eleitor e suas preferências políticas, além de mostrar os pontos principais de mudança.
Os principais meios utilizados são: os mapas de calor das votações, para mostrar com clareza onde está o potencial eleitorado, dando um melhor direcionamento para a estratégia; filtros por município, cargos, eleições e partidos, também para entender onde estão os eleitores; e um estudo sobre a porcentagem de votos válidos, brancos e nulos para identificar novos nichos eleitorais.
Planejamento de Campanha
Onde são estudadas e constituídas as estratégias e organização dos grupos de trabalho,é realizada a projeção de de cenários para melhor tomadas de decisão de alianças, vínculo partidário, coligações eleitorais, sempre levando em consideração os dados coletados de forma qualitativa e quantitativa para que o candidato durante o pleito eleitoral esteja na melhor posição possível frente seus concorrentes.
Monitoramento
Toda estratégia necessita de monitoramento. Assim, é preciso utilizar ferramentas ágeis e funcionais para acompanhar o crescimento da campanha e monitorar os indicadores (KPIs) , de forma que o candidato alcance suas metas e tenha o melhor resultado possível.
Com todos os meios digitais a informação tem se tornado cada vez mais acessível, conseguir cruzar os dados obtidos pode garantir o sucesso de uma campanha.
Entretanto, toda a estratégia depende da qualidade das informações e análises obtidas, por isso é necessário contar com um serviço de pesquisa especializado, como é o caso da Santa Dica. Nós conduzimos o planejamento de pesquisas e as análises de dados, garantindo que a informação obtida possa ser usada de maneira adequada.
Ficou com alguma dúvida? Precisa de uma inteligência estratégica especializada? Entre em contato conosco: https://santadica.org/
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.