Blog
Métodos de tomada de decisão: Como equilibrar intuição e razão
Você com certeza já ouviu aquela frase “acredite na sua intuição”, mas embora o feeling também seja um elemento importante nos negócios é necessário saber equilibrá-lo com a razão ou com dados concretos, se preferir.
A pesquisa de opinião e mercado serve como um ótimo método de tomada de decisão para saber diferenciar o que é razão do que é emoção no mundo dos negócios.
Conheça os principais métodos de tomada de decisão
Vamos partir da ideia de que sua intuição não é infalível, mas isso não quer dizer que ela também não deve ser ouvida, porém ela precisa estar alinhada a uma base científica. Para te explicar melhor do que estamos falando, separamos 3 métodos de tomada de decisão:
Análise intuitiva – No qual as decisões são tomadas com base na intuição ou em um pressentimento, ou seja, o gestor não analisa todos os dados necessários. Essa prática é considerada perigosa e pode ser prejudicial à empresa;
Decisão baseada em princípios: Esse método é o mais arriscado de todos e não é amplamente conhecido. Ele é baseado em princípios e nas crenças pessoais, o que também pode ser muito arriscado, visto que os clientes não pensam de maneira igual;
Análise sistemática: Esta análise é baseada em dados. É necessário ter acesso ao máximo de informações possíveis, seguindo métodos confiáveis, como é o caso da pesquisa de opinião e mercado. Com isso, é possível fazer uma análise lógica e segura.
Agora que você conhece os principais métodos de tomada de decisão, fica fácil entender a importância da pesquisa para uma tomada de decisão mais assertiva.
A Santa Dica oferece as melhores ferramentas para que você conheça seu público-alvo e crie estratégias de sucesso que vão no foco do problema, promovendo soluções inovadoras para seu negócio. Saiba mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco: https://santadica.org/fale-conosco/
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.