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Redes sociais e novas tendências em pesquisas para campanhas eleitorais

07/04/2022
Redes sociais e novas tendências em pesquisas para campanhas eleitorais

A pandemia de COVID-19 intensificou o uso da internet e, definitivamente, temos sentido a sociedade migrar cada vez mais para o mundo digital, abrindo portas que antes eram pouco exploradas, especialmente quando o assunto é campanha eleitoral.

Vamos começar este texto reforçando que nada substitui o face to face (cara a cara), mas temos que assumir que a internet é uma grande tendência para a pesquisa e deve ser usada como ferramenta na busca e análise de dados, especialmente quando o assunto é corrida eleitoral.

As redes sociais, por exemplo, têm mostrado grande potencial, fato que ficou marcado nas últimas eleições para presidência, em 2018. 

Como usar as redes sociais em uma campanha

Parte do público-alvo de uma pesquisa eleitoral está presente nas redes sociais, é ali que as pessoas consomem seu tempo, se informam, deixam seus questionamentos, além de opiniões políticas.

O candidato que quer sair na frente nessa corrida eleitoral deve, além de manter um perfil ativo com propostas e feitos, utilizar a plataforma como meio de estudo. Conhecer o perfil do seu eleitorado, de onde são, quais as exigências, a bandeira que defendem, reivindicações, entre outros dados, é fundamental.

A pesquisa eleitoral abrange muito mais do que a intenção de voto da população, ela estuda e mapeia o perfil e a identidade do público, facilitando a tomada de decisão em relação à campanha.

Cruzamento de informações

A pesquisa é mais assertiva quando pode ser comparada com outras informações, por isso é importante não descartar os modelos qualitativos e quantitativos, para que os resultados possam ser cruzados e analisados com mais exatidão.

Saber diferenciar cada tipo de público a ser pesquisado também é uma tendência crescente. É possível realizar questionários exclusivos para o público digital, que sejam mais rápidos e assertivos, e questionários não só para as redes sociais mas também para o público presencial ou por telefone, onde as perguntas são mais densas e geram mais proximidade.

Uma ferramenta não anula a outra, e nós da Santa Dica podemos te ajudar a escolher a melhor delas adequada às situações, em prol de bons resultados eleitorais. Conheça os nossos serviços.

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