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Entenda o que é análise mercado e suas principais aplicações
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A análise de mercado é o primeiro passo para um bom plano de negócios. Ela é responsável por apresentar as necessidades do seu público-alvo, por apontar os melhores fornecedores e mostrar um perfil claro da concorrência, levando em consideração seus pontos fortes e fracos.
Se você deseja abrir um negócio de maneira mais assertiva, entendendo o cenário completo do mercado evitando possíveis prejuízos, a análise de mercado deve ser o seu ponto de partida. Acompanhe neste texto o que é este estudo e para que ele serve!
O que é análise de mercado?
Análise de mercado é uma pesquisa aprofundada sobre informações relacionadas ao mercado de atuação da empresa, que podem impactar o negócio tanto positivamente, quanto negativamente.
Por meio deste estudo, é possível obter dados fundamentais sobre o mercado, o contexto da atuação de uma empresa, seu potencial de público, qual o melhor posicionamento de marca e concorrência, além das expectativas macroeconômicas relacionadas.
Ela é extremamente importante para quem deseja abrir um novo negócio, trazendo dados essenciais para saber se a sua ideia é viável ou não.
Como é feita essa análise?
Agora que já entendemos o que é e a importância da análise de mercado é hora de saber quais itens devem ser avaliados para um estudo completo, confira abaixo:
Segmento que a empresa irá atuar
É preciso avaliar o mercado que a empresa irá atuar a fim de oferecer produtos e serviços que se destaquem perante os concorrentes. Avaliar todo o cenário fará com que você possa oferecer um diferencial, atender as necessidades e com isso potencializar o seu negócio.
Público-alvo
Mais do que conhecer o mercado é necessário identificar qual público você quer e precisa atingir. É preciso conhecer a fundo o público-alvo da empresa, tanto no sentido qualitativo, onde você irá abordar questões mais comportamentais, como hábitos de consumo e estilo de vida, quanto quantitativo, onde você irá identificar dados demográficos, como a idade, a classe social, a ocupação, entre outros.
Concorrência e fornecedores
Nesta etapa é preciso estudar com mais precisão seus concorrentes, a fim de identificar seus pontos fracos e fortes, bem como, qual o seu posicionamento de mercado.
No caso dos fornecedores, é preciso avaliar tudo o que pode impactar na produção do negócio: preço, prazo, negociação. A escolha do seu fornecedor é parte do sucesso do seu negócio.
Análise e precificação de produto
Para analisar um produto é necessário observar também a concorrência para identificar o que é bom e o que precisa melhorar, e por meio desta análise fazer as melhores escolhas para seu produto.
A precificação também é muito importante neste momento, é necessário agregar valor ao seu produto, garantindo a qualidade e como preço competitivo, é uma tarefa difícil, porém bastante necessária.
Projeção de mercado
Mais do que estudar o passado dos produtos e avaliar o seu presente, é preciso pensar no futuro. A avaliação econômica do mercado de atuação da empresa dá uma perspectiva de estabilidade financeira para o negócio, garantindo a saúde do seu empreendimento e ajudando na tomada de decisão.
A análise de mercado é um estudo que envolve um trabalho bem minucioso. Entender todo o cenário de atuação da empresa e todas as suas variáveis é o primeiro passo para qualquer empreendedor e a Santa Dica pode te ajudar, entre em contato conosco!
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