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Conheça os 7 tipos de pesquisa para fazer um estudo de mercado

20/12/2022
Conheça os 7 tipos de pesquisa para fazer um estudo de mercado

Seja para uma empresa já consolidada no mercado ou para desenvolver um novo negócio, realizar pesquisas é fundamental para entender o cenário completo e tomar as melhores decisões.

As pesquisas auxiliam no levantamento de dados sobre seus consumidores, público-alvo, traz informações sobre seus concorrentes, analisa as principais tendências e muito mais. Por essas e outras razões que se uma empresa quer estar à frente do seu negócio, precisa fazer um estudo de mercado completo.

Neste texto, vamos apresentar os 7 tipos de pesquisa que vão oferecer uma visão completa do seu mercado. Confira!

1 – Diagnóstico de mercado

As pesquisas de diagnóstico de mercado são o ponto de partida para quem quer um estudo de mercado que traga uma visão do cenário completo. É um tipo de pesquisa mais abrangente que vai apontar qual a demanda atual de produtos ou serviços desse mercado e quais os principais desafios de quem atua no segmento.

2- Análise de concorrência

O seu concorrente faz parte do estudo do mercado. Este tipo de pesquisa vai mostrar como sua empresa está posicionada em relação à concorrência e quais os pontos fortes e fracos de cada concorrente. Essas informações são valiosas para o seu negócio, pois te mostra quais estratégias dos seus concorrentes estão dando certo, quais produtos os consumidores têm preferência, quais marcas eles se relacionam mais etc. Tudo isso pode gerar insights importantes para sua instituição.

3- Market Share

O Market Share, também conhecido como fatia, quota ou participação de mercado, é a

representação da participação de uma empresa dentro do mercado em que ela atua.

É um índice que indica a dominação de um concorrente sobre o outro dentro do

mesmo setor de atuação.

Ao calcular o market share, é possível visualizar onde a sua empresa está posicionada diante da concorrência, e o potencial de expansão que sua marca possui.

4- Buyer persona

Buyer persona é a representação do seu cliente. São personagens fictícios que possuem as características do seu consumidor que vai abranger as várias necessidades, objetivos e padrões de comportamento observados entre seu público-alvo. É muito importante para dar cara aos consumidores.

5- Tendência de mercado

Como o próprio nome já diz estudo de mercado é o estudo das principais tendências de mercado. O que vem de novo? O que as pessoas estão consumindo? Como as novas tecnologias podem impactar o seu negócio? O estudo de tendência de mercado responde essas e outras perguntas fundamentais para a tomada de decisão.

6- Intenção de compra

Esse tipo de estudo é realizado para identificar qual é o potencial de compra do seu produto. Avaliando desde se ele atende as necessidades, até seu custo-benefício, ajudando na estratégia de venda e precificação.

7- Teste de produto

Por fim, mas não menos importante, o teste de produto. Uma pesquisa de teste de produto, apresenta informações importantes como, por exemplo, se existe um produto similar no mercado com o preço mais atraente, se os clientes veem potencial na sua solução, e, ainda, possibilita o recebimento de sugestões que vão deixar o produto ainda melhor.

Cada tipo de pesquisa serve para atingir um determinado objetivo, sozinhas ou combinadas eles podem garantir o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais!

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