Santa Dica

Blog

Entenda quais são as etapas de pesquisa

17/01/2023
Entenda quais são as etapas de pesquisa

Todo tipo de pesquisa, independente da metodologia utilizada, possui algumas etapas que devem ser levadas em consideração para que os dados levantados sejam assertivos.

É muito importante entender como funciona cada fase desse processo e obedecer corretamente cada etapa para que a tomada de decisão seja estratégica e os riscos do negócio sejam minimizados.

O processo de uma pesquisa é dividido nas seguintes etapas: planejamento, definição da amostra, criação do questionário, coleta e análise de dados. Confira abaixo como funciona cada uma delas!

 

Planejamento

O planejamento é a fase inicial dentre as etapas de pesquisa. Essa fase é fundamental para garantir o sucesso das outras etapas. 

Por isso, é importante colocar no papel tudo o que você deseja descobrir e analisar com a pesquisa, quais são os seus objetivos e o público-alvo do seu negócio. Além disso, é nesse momento que é definido quem ficará responsável pelo processo.

 

Definição de amostra

A amostra é composta pelo grupo de pessoas que vão participar e responder a sua pesquisa. É essencial definir com atenção essa amostra, pois ela será a peça chave para entender a percepção do seu consumidor. 

Com isso, é possível identificar tendências no mercado, decifrar o comportamento do consumidor e descobrir opiniões do público.

 

Criação de questionário

Com as informações das etapas de pesquisa anteriores, chegou a hora de criar um questionário. O questionário de pesquisa é o formulário que vai ser respondido pelos seus entrevistados. 

Por meio dele é possível levantar dados importantes sobre os seus clientes, percepções sobre o seu produto ou serviço, além de analisar os seus concorrentes. Nessa etapa é muito importante saber exatamente qual o seu objetivo e público-alvo, para criar perguntas que façam sentido para o seu negócio.

 

Coleta

Após a definição do questionário chegou a hora da coleta de dados. A coleta entre as etapas da pesquisa é a fase em que entrevistamos a nossa amostra. Ela pode ser realizada tanto de maneira presencial, por telefone ou online. Vai depender do tempo que você tem disponível, localização geográfica, além de outros aspectos que devem ser analisados previamente.


Análise de dados

Após a conclusão de todas as etapas é necessário analisar esses dados levantados. É preciso analisar os números, entender as respostas, cruzar informações, para só então colocar a mão na massa!

Nessa etapa transforma-se dados em estratégias para melhorar o seu negócio. Quer saber como fazer isso de uma maneira simples, rápida e com qualidade? Entre em contato conosco. A Santa Dica sabe o que é melhor para sua empresa!

Fale com nossos especialistas

Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.