Blog
As pesquisas eleitorais podem ajudar a prever os resultados de uma eleição?
![As pesquisas eleitorais podem ajudar a prever os resultados de uma eleição?](https://santadica.com.br/wp-content/uploads/2023/02/2-FEVEREIRO-16531-918x661.png)
Nas últimas eleições, muito se falou da diferença no resultado das pesquisas eleitorais, levantando muitas dúvidas do eleitorado. Mas afinal, as pesquisas podem ajudar a prever os resultados?
Muitos fatores devem ser considerados ao realizar uma pesquisa: seu objetivo principal, o público-alvo, a amostra correta, dados demográficos, entre muitos outros pontos. Além disso, vale ressaltar que, a pesquisa eleitoral retrata o momento que ela é realizada e, com a internet, redes sociais e o timing de decisão do cidadão em quem vai votar, tudo pode mudar em um ou dois dias.
As pesquisas eleitorais são muito importantes para avaliar o panorama completo das eleições, mas estes levantamentos são prévios à ida dos eleitores aos seus colégios eleitorais, portanto são intenções de voto e não checagem dos votos como uma pesquisa de boca de urna.
Pesquisa eleitoral não é prognóstico
As pesquisas de véspera de eleição começam um ou dois dias antes da ida até as urnas
e elas sempre vão apontar o eleitorado naquele momento, ou seja, se houver alguma mudança entre esses dois dias que antecedem a eleição, seja por mudança de opinião do eleitor, ou porque parte deles acompanham as últimas pesquisa e a partir disso decidem ou mudam o seu voto, não há como as pesquisas captarem.
Em suma, as pesquisas são um retrato do momento do estudo. As inferências são realizadas com os dados de pesquisas que se referem à população no momento em que os dados foram coletados, o que pode gerar algumas diferenças nos resultados.
Além da intenção de voto
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a pesquisa eleitoral não serve somente para apontar intenção de voto, não é só sobre quem está à frente da disputa. Ela serve para mostrar como está o cenário político atual para a população e auxilia no desenvolvimento de planejamentos e estratégias mais assertivas dentro da campanha.
Além disso, ela pode apontar as tendências políticas ao longo dos anos. Quem está em declínio? Quem está em crescimento? Quais bandeiras ou partidos representam melhor a população neste momento?
Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas por meio de pesquisa eleitoral, elas ajudam a ter um entendimento do passado, não para prever o futuro, afinal pesquisa não é um oráculo, mas para ter uma noção do que pode acontecer dali para a frente.
Em resumo, as pesquisas eleitorais podem sim ajudar a prever os resultados, mas como todo o estudo, é passível de falha, levando em consideração os fatores apresentados. Entretanto, os dados obtidos vão muito além da intenção de voto, e podem auxiliar a entender todo o cenário político e as mudanças da população.
Se você ainda tem dúvidas sobre pesquisa eleitoral, ou precisa realizar algum tipo de pesquisa, entre em contato com a Santa Dica. Ficaremos felizes em ajudar!
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.