Santa Dica

Blog

Saiba como utilizar os dados de uma pesquisa de maneira estratégica

01/03/2023
Saiba como utilizar os dados de uma pesquisa de maneira estratégica

A coleta de dados por meio de pesquisas é apenas o primeiro passo para obter informações valiosas que podem ajudar a tomar decisões estratégicas em uma empresa.

Mas, entender essas informações pode ser um grande desafio para os gestores. É necessário analisar esses dados de forma com que eles realmente façam a diferença para o negócio.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como utilizar os dados de uma pesquisa de maneira estratégica. Acompanhe!

Defina seus objetivos de negócios

O primeiro passo de qualquer pesquisa é a definição do objetivo. Antes de começar a coleta de dados, é importante definir com clareza qual o principal objetivo e onde a sua empresa quer chegar. Isso orientará a pesquisa e irá garantir que os dados coletados sejam relevantes para as necessidades do negócio.

Analise os dados com atenção

Essa é a tarefa mais importante após a realização de uma pesquisa. Os dados “crus” podem ser difíceis de interpretar, por isso, é fundamental transformá-los em informações claras e compreensíveis. Considere o uso de gráficos, tabelas e outros recursos visuais para ajudar a comunicar as descobertas de maneira eficaz.

Compare os dados com as expectativas

Outro passo necessário da análise de dados de uma pesquisa é compará-los com as expectativas. Com isso, é possível identificar as discrepâncias e áreas onde a empresa pode precisar fazer mudanças para melhorar. Também é interessante comparar os dados com pesquisas anteriores para avaliar as tendências e possíveis mudanças de mercado.

 

Identifique oportunidades e desafios

Agora que você já analisou os dados e deixou as informações mais claras e objetivas, é hora de identificar as oportunidades e desafios. No caso das oportunidades, os dados podem incluir o lançamento de um novo produto ou serviço, a expansão para novos mercados, melhora na experiência dos clientes, entre outros. Já nos desafios, o estudo pode apontar quais áreas a empresa precisa melhorar.

Tome decisões assertivas

Com base nas descobertas da pesquisa, você pode tomar decisões mais assertivas e estratégicas para melhorar os resultados da sua empresa. Como por exemplo, mudanças nos processos de negócios, lançamento de novos produtos ou serviços, marketing direcionado e muito mais.

A pesquisa de mercado pode fornecer informações valiosas que ajudam as empresas a tomar decisões estratégicas. Leia as dicas com atenção e se precisar de ajuda, entre em contato com a Santa Dica, nós somos especialistas em pesquisa e podemos auxiliar no sucesso do seu negócio!

Fale com nossos especialistas

Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.