Blog
Pré-campanha eleitoral: saiba quais pesquisas realizar nesse período
![Pré-campanha eleitoral: saiba quais pesquisas realizar nesse período](https://santadica.com.br/wp-content/uploads/2023/04/BANNER_16958-918x370.png)
A pré-campanha eleitoral é o período que acontece antes do início da verdadeira campanha, ou seja, o espaço de tempo que antecede os 45 dias anteriores às eleições. Esse período, acaba por vezes sendo o mais significativo, uma vez que é maior e faz com que a visibilidade conquistada durante a pré-campanha tenha um grande peso para as eleições.
Durante o período de pré-campanha eleitoral de um candidato, podem ser realizadas diversas pesquisas para avaliar a viabilidade da candidatura e identificar questões importantes para o eleitorado local.
Nele podem ser identificadas as dores dos seus eleitores, pontos de melhorias da região e quais são as principais queixas da população. Enquanto isso pode também avaliar como está a sua imagem em comparação aos seus concorrentes e junto a sociedade para melhorar a comunicação e o marketing.
Essas pesquisas podem ser quantitativas e qualitativas e, até mesmo, realizadas com intersecção para que se obtenha resultados mais precisos. Esses dados são muito importantes e necessários para que se tenha embasamentos suficientes na hora de nortear uma candidatura em uma direção correta e estabelecer assim um bom planejamento de marketing.
Algumas das pesquisas realizadas durante as pré-campanhas são:
Pesquisa de opinião pública
Essa pesquisa visa avaliar a imagem do candidato perante o eleitorado, suas chances de vitória e as principais preocupações da população em relação às questões locais.
Pesquisa eleitoral ou intenção de voto
Essa pesquisa tem como objetivo avaliar a intenção de voto do eleitorado, a preferência por outros candidatos, os fatores que influenciam a escolha do eleitor e o nível de conhecimento sobre o candidato.
Pesquisa de perfil socioeconômico
Essa pesquisa busca identificar os principais problemas enfrentados pela população local, como desemprego, falta de infraestrutura e acesso limitado a serviços públicos, a fim de ajudar o candidato a desenvolver propostas que atendam às necessidades da população.
Pesquisa de aceitação de propostas
Essa pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de aceitação das propostas do candidato junto ao eleitorado, bem como identificar eventuais pontos de rejeição.
Pesquisa de imagem
Essa pesquisa busca avaliar a imagem do candidato perante diferentes grupos de eleitores, a fim de identificar pontos fortes e fracos e ajudar o candidato a desenvolver uma estratégia de campanha eficaz.
É fundamental que essas pesquisas tragam resultados imparciais e confiáveis, pois são com esses levantamentos que será realizado todo planejamento da candidatura. Sem credibilidade e sem a metodologia adequada, é possível que ocorram falhas na estratégia do candidato.
A Santa Dica pode te ajudar a obter as informações necessárias para que sua candidatura seja coerente com as necessidades da população e direcionada de acordo com os indicadores para uma vitória. Solicite um orçamento!
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.