Blog
A importância das pesquisas para saber os impactos da COVID-19
A pandemia de Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020, desde então as pessoas têm evitado locomover-se de maneira desnecessária, fato que impactou também as consultas periódicas e exames de rotina.
Pandemia x Saúde
A necessidade de permanecer em casa para evitar a contaminação e disseminação do vírus fez com que as pessoas parassem de realizar suas consultas regulares, atitude que já começa a apresentar alguns resultados.
Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia e de Cirurgia Oncológica, cerca de 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer, pacientes com a doença tiveram seus tratamentos suspensos e 70% das cirurgias de câncer foram adiadas, desde o início da pandemia.
Durante esse período, quatro a cada dez brasileiros deixaram de ir ao médico conforme a pesquisa “Coronavírus e seu Impacto no Brasil” e 44% dos entrevistados disseram que teriam ido ao médico em condições normais.
Tais números já começam a refletir nos consultórios médicos em diagnósticos tardios de comorbidades, que se em outra situação fossem tratadas prontamente poderiam ser revertidas.
Qual efeito da pandemia na população?
Desde o início da pandemia, a Santa Dica tem realizado pesquisas periódicas para entender qual o efeito da pandemia nos hábitos de consumo e saúde da população, focando na segurança e na escolha de não ir ao consultório médico por conta da pandemia.
Em uma pesquisa realizada em Luziânia, Goiás, em maio de 2021, a Santa Dica compilou alguns dados importantes sobre o comportamento das pessoas em questões relacionadas à saúde durante a pandemia.
Veja alguns deles:
• 57% dos entrevistados não se sentem seguro em realizar consultas e exames médicos;
• 29% deixou de fazer alguma consulta médica ou exame por conta da pandemia.
Homens e Mulheres:
• 40% das mulheres deixaram de fazer exames e consultas por conta da pandemia;
• 18% dos homens deixaram de realizar exames e consultas.
Esses dados mostram que existe uma demanda reprimida na área da saúde por conta do medo da contaminação. Além disso, em relação ao gênero, os números enfatizam que, antecedendo a pandemia, as mulheres se preocupam com a saúde em uma escala maior que os homens.
Pesquisas Santa Dica
A Santa Dica realiza pesquisa em diversas áreas, conheça alguma delas:
Pesquisa eleitoral: para ser utilizada durante todo o mandato e não apenas no processo eleitoral.
Administração pública: para avaliar a percepção da população em relação às administrações, identificando assim os pontos fortes e fracos da gestão e dos gestores.
Saúde Pública: para avaliar as instalações físicas, atendimento e médicos, segundo a satisfação da população.
Gostou? Entre em contato com a nossa equipe e veja como a Santa Dica pode te ajudar
Siga a Santa Dica nas redes sociais:
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.