Blog
Como funciona uma pesquisa eleitoral
O assunto do momento são as eleições de 2022, mas antes de consagrar o candidato que irá representar a população, há muita campanha pela frente.
Por isso, as pesquisas eleitorais são de extrema importância, não só para identificar as intenções de voto, mas também para garantir que o candidato eleito esteja de acordo com os ideais esperados.
Mas, vocês sabem como funcionam as pesquisas eleitorais? É isso que vamos abordar, acompanhe!
O que é pesquisa eleitoral?
Pesquisa eleitoral é o processo de coleta de opinião dos eleitores de uma determinada região (cidade, estado, município, entre outros), para identificar sua intenção de voto, opinião sobre partido ou candidato, além do seu perfil socioeconômico.
Para que elas sejam realizadas com sucesso é necessário estar atento a algumas informações e utilizar as ferramentas certas, entre esses aspectos fundamentais podemos citar:
- Saber qual região que se deseja estudar, levando sempre em consideração a área de atuação do candidato;
- Definir a amostragem e plano amostral, de acordo com a margem de erro;
- Desenvolver um questionário de acordo com os objetivos pré-estabelecidos, respeitando cada etapa da eleição;
- Aplicar a pesquisa em campo por meio de uma equipe que seja treinada e qualificada;
- Compilar e interpretar os dados de análise, junto a empresa responsável pela pesquisa em questão.
Etapas do processo de pesquisa eleitoral
Podemos dividir as etapas em três partes: pré-eleições, eleições e governo. Na etapa pré-eleitoral, é necessário dar voz aos possíveis eleitores, por meio de estudos desenvolvidos para preparação do caminho que deve ser percorrido, com foco em votos, melhores coligações e tudo que possa ajudar na pré-campanha.
Já na etapa eleições, com o cenário de intenções de votos já definido, é fundamental analisar as principais estratégias e tendências, avaliar a imagem do candidato, realizar medições, entre outros.
Na etapa de Governo, é essencial consolidar sua marca pessoal, fazendo uma manutenção da imagem, entender os principais problemas da população e preparar o terreno para uma possível reeleição.
Quem pode encomendar uma pesquisa eleitoral?
Candidatos, políticos, partidos ou todo e qualquer indivíduo que esteja ligado direta ou indiretamente com uma campanha eleitoral, buscando sempre focar em decisões estratégicas, maximização dos votos e construção de uma imagem sólida.
Além desse público específico, jornais, rádios ou emissoras de TV também podem encomendar uma pesquisa, buscando entender melhor o cenário político para gerar um conteúdo mais assertivo para a população, mantendo sua audiência informada.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Santa Dica, ficaremos felizes em te auxiliar.
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.