Santa Dica

Blog

Entenda como o metaverso pode interferir na pesquisa de mercado

04/01/2022
Entenda como o metaverso pode interferir na pesquisa de mercado

Você já deve ter escutado por aí o termo “metaverso”, mas já pensou como ele pode interferir na pesquisa de mercado e no marketing das empresas?

O termo metaverso é composto pelo prefixo “meta” (que significa “além”) e “verso” que é uma referência a palavra “universo”; uma espécie de realidade virtual, que tem o intuito de recriar a vida real na era digital.

Parece complexo, mas esse conceito já está inserido em nossas vidas há muito tempo, por meio de videogames e nas próprias redes sociais que utilizamos diariamente. A pandemia também contribuiu para o aumento deste universo digital por intermédio das reuniões de trabalho online ou provador virtual das lojas de e-commerce, por exemplo.

Resumidamente, o metaverso é um espaço virtual compartilhado onde as pessoas são representadas por suas versões digitais (avatares).

Metaverso e a pesquisa de mercado

Os profissionais da comunicação e marketing devem estar atentos a essa onda crescente que tem ganhado cada vez mais força, principalmente após a empresa Facebook trocar o nome para Meta, já se adequando para o presente/futuro.

Assim como a mídia social revolucionou as pesquisas de mercado, o metaverso também o fará. A necessidade de fazer pesquisas de mercado sobre os novos clientes no metaverso é uma realidade.

A forma como os consumidores agem e quais são suas preferências neste novo universo pode ser totalmente diferente de como elas se comportam na vida real, e entender isso pode salvar a sua empresa.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados na hora de realizar esse tipo de pesquisa, pois nada descarta a interação face to face, e a pesquisa automatizada pode interferir no resultado.

Diferente do marketing, que precisa realizar essa transição de estratégia de mercado, em relação a divulgação e anúncios, a pesquisa de mercado deve-se adequar a esse “novo mundo”, mas sem perder a sua essência, tomando cuidado para que tudo não se torne muito “robótico”.

A opinião das pessoas sobre uma empresa ou produto segue como fator primordial para a melhora dele, bem como para o entendimento de pessoa física como um indivíduo único e com opinião própria.

Adequar-se às novas tecnologias é fundamental, mas entender a importância das pessoas também.

Prepare-se para as mudanças

O metaverso já existe e avança a cada dia. Contar com uma empresa especialista em marketing e pesquisa de mercado é essencial para a saúde do seu negócio!

As oportunidades no mundo virtual são infinitas. Ter uma empresa preparada para isso é estar na frente. Entre em contato com a Santa Dica e saiba mais sobre como a pesquisa de mercado pode te ajudar

Fale com nossos especialistas

Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.