Blog
Entenda o que é como calcular a margem de erro de uma pesquisa
A margem de erro de uma pesquisa é o índice que determina uma estimativa máxima de erros do resultado do estudo. Quanto maior essa margem for, menos assertivos são estes resultados.
Essa margem tem relação direta com a amostra da pesquisa realizada, por isso, é necessário calcular esse índice de forma precisa. Para realizar este cálculo é preciso definir o tamanho da população e a quantidade de amostra da pesquisa.
Como determinar a população de uma pesquisa?
Antes de falar sobre como determinar a população de uma pesquisa é necessário entender qual o seu conceito. Na pesquisa de mercado chamamos de população o número total de pessoas que compõem o seu público-alvo. Por exemplo, se sua pesquisa será realizada com os seus clientes, sua população será o número total de consumidores que sua empresa possui.
Existem diferentes meios de estimar qual a sua população dentro de uma pesquisa. No site do IBGE, por exemplo, existem diversas informações e dados sobre a população brasileira que podem te ajudar neste ponto de partida.
Mas, caso ainda assim você não saiba o número exato, coloque um número abrangente para iniciar o seu estudo.
Como determinar o número da amostra?
Agora que você já sabe como determinar a população de uma pesquisa, chegou a hora de entender o que é amostra e como calculá-la.
De maneira simplificada, a amostra de pesquisa é uma parte representativa do público a ser pesquisado e, para que essa amostra seja representativa é necessário que ela possua as mesmas proporções e características do número total de indivíduos que compõem a população.
Por exemplo, se sua amostra representa todos os brasileiros, ela deve considerar o sexo, escolaridade, idade, entre outros aspectos.
Intervalo de confiança
No cálculo da margem de erro existe um termo chamado “intervalo de confiança” que representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados, respeitando a margem erro, caso outro grupo, da mesma população fosse entrevistado.
Tudo isso para atestar que as pesquisas respeitam metodologias que garantem a sua assertividade e precisão.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para realizar uma pesquisa? Entre em contato com a Santa Dica, nós utilizamos métodos e estudos totalmente embasados em dados, que podem contribuir para o sucesso do seu negócio!
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.