Blog
Inteligência de Mercado: saiba como pesquisa pode impulsionar o sucesso do seu negócio
![Inteligência de Mercado: saiba como pesquisa pode impulsionar o sucesso do seu negócio](https://santadica.com.br/wp-content/uploads/2023/03/BANNER_16769-918x370.png)
A inteligência de mercado é um tipo de pesquisa bastante eficiente na hora de aperfeiçoar o processo de inovação em uma empresa. É a partir dessa análise de dados, nos estudos em relação aos seus concorrentes, consumidores e fornecedores, que são realizadas as novas estratégias de negócios.
É uma ferramenta importante, pois torna possível obter um planejamento seguro para inovar seu produto ou serviço, fazendo com que o seu negócio ganhe um diferencial competitivo no mercado.
A inteligência de mercado utiliza táticas para tornar a empresa mais competitiva, como benchmarking, análise SWOT, mystery shopping, monitoramento de mídia e análise de dados.
O que podemos avaliar na análise da inteligência de mercado:
- Saber como o produto/serviço é visto pelos clientes e no mercado;
- Avaliar se o preço cobrado está coerente com o mercado;
- Identificar diferenciais do produto;
- Descobrir como os consumidores percebem a marca;
- Conhecer a fundo os clientes atuais e potenciais;
- Acompanhar a concorrência – estratégias, direcionamentos, crescimento;
- Entender o mercado – problemas, tendências e influenciadores;
Independente da área de atuação, a Inteligência de mercado é um recurso confiável para posicionar uma empresa. Costuma ser extremamente importante para as equipes de vendas, marketing, desenvolvimento de produtos/projetos e financeiro.
Vendas
A inteligência de mercado pode ajudar as equipes de vendas a identificar novas oportunidades de vendas, entender melhor as necessidades dos clientes e se preparar para competir com outras empresas.
Marketing
Os insights obtidos por meio da inteligência de mercado podem ser usados para criar estratégias de marketing mais eficazes, segmentar o público-alvo com mais precisão e desenvolver campanhas publicitárias mais focadas e bem sucedidas.
Desenvolvimento de projetos/produtos
Importantíssima para ajudar as equipes de desenvolvimento de produtos a entender melhor as necessidades e desejos dos clientes, identificar tendências emergentes e inovar com produtos que atendam às demandas do mercado.
Finanças
As equipes de finanças também são bastante beneficiadas, pois passam a entender melhor o desempenho da empresa em relação ao mercado, identificar oportunidades de investimento e tomar decisões informadas sobre orçamento e planejamento financeiro.
Os investimentos que fazemos com pesquisa, em especial com as técnicas de inteligência de mercado, costumam gerar frutos muito positivos para o desenvolvimento da empresa. Portanto, caso sinta a necessidade de aperfeiçoar seu produto ou estratégia, a Santa Dica pode te ajudar! Entre em contato conosco e entenda melhor suas possibilidades de negócio!
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.