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Marketing Político – Mídias sociais contribuem para sua campanha

14/12/2021
Marketing Político – Mídias sociais contribuem para sua campanha

As últimas eleições reforçaram a importância das mídias sociais como um espaço de comunicação e debate político. Estar presente nesse tipo de meio de comunicação não é mais uma escolha, é uma necessidade.

Até o ano de 2010, a estratégia online dos candidatos era estar presente nas ferramentas mais conhecidas pelos usuários, usando as redes como ação complementar de divulgação dos conteúdos das mídias tradicionais.

Na atualidade, com o desenvolvimento das tecnologias e a criação de uma sociedade mais digital, é necessário que o candidato esteja presente neste meio, exigindo mais interação.

Acompanhar o que os eleitores estão debatendo, suas reivindicações e receios é fundamental para construir uma candidatura sólida. E, mais do que isso, estar atento às possíveis Fake News e saber como atuar frente a elas.

O uso das mídias sociais em uma campanha eleitoral é um complemento de outras ações de marketing político e de presença digital, por meio delas, o candidato pode apresentar seu perfil detalhado, suas propostas e programas de governo de maneira rápida e com grande alcance.

Marketing político nas redes sociais

O marketing político nas redes sociais parte da ideia de contato mais próximo entre o candidato e seus possíveis eleitores. Resumidamente é o chamado “marketing de relacionamento”.

A ideia central das redes sociais é criar um canal rápido, interativo e acessível para que o candidato dialogue com seu eleitorado, um meio bilateral, onde as conversas acontecem.

Com esse diálogo constante, é possível estreitar o relacionamento, fazendo com que o retorno do candidato para os eleitores seja feito com base nos feedbacks, refinando as propostas de campanha.

Mas, atenção! O eleitor que está constantemente conectado precisa de uma resposta para seus questionamentos, o silêncio por parte do candidato é um sinal de desrespeito, ou seja, é indicado que haja uma equipe dedicada a ação.

Estrutura do marketing político digital

Para adotar esse tipo de estratégia é necessário conhecer a fundo o seu público, bem como capacitar sua equipe para atender essa demanda.

Os principais itens dessa estrutura são:

Planejamento e pesquisa – Tudo começa por esses dois itens, é necessário conhecer seu público para traçar uma estratégia de sucesso.

Capacitação de equipe – O candidato e a equipe devem ser capacitados para lidar com as mídias digitais e conhecer a legislação eleitoral vigente;

Gestão de mídia social – Ferramentas adequadas para gestão de mídias sociais que possibilitem a automação das ações;

Site bem estruturado – O site deve ser de fácil acesso e com conteúdo relevante, seguindo as técnicas de SEO e integração com as redes sociais.

A Santa Dica é especialista em pesquisa de mercado e estratégia e pode te auxiliar nessa jornada. Entre em contato com nossa equipe

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