Santa Dica

Blog

Metaverso: A importância da experiência do cliente

23/11/2022
Metaverso: A importância da experiência do cliente

Com o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus (COVID-19), os consumidores passaram a comprar online com mais frequência, fazendo com que esse novo hábito de compras fosse consolidado. 

O próximo passo dessa evolução é o Metaverso que, mesmo em suas fases iniciais, já tem grande aceitação dos clientes. Algumas empresas já estão investindo nesse novo método de compra, mas é importante lembrar que a experiência do cliente não deve ser deixada de lado, mesmo em ambiente virtual.

Antes de te explicar como funciona a experiência do cliente no metaverso, vamos entender o seu conceito.

O que é metaverso?

O tema metaverso é composto pelo prefixo “meta”- que significa além- e “verso” – que é uma referência à palavra universo. É uma espécie de realidade virtual que tem o intuito de recriar a vida real na era digital.

Em resumo é uma experiência superrealista dentro de um ambiente cibernético, realizada por meio de avatares, onde é possível transformar experiências de consumo, lazer e serviços, tornando-o cada vez mais palpáveis mesmo que não haja interação presencial.

De maneira geral, o metaverso tem como objetivo ser uma extensão da nossa realidade.

Experiência do cliente no metaverso

Quando pensamos em oferecer serviços ou vender produtos, seja online ou presencialmente, devemos nos preocupar com a experiência do usuário. 

Com esse diferente método de compra, em um ambiente de realidade aumentada onde é possível utilizar diversos meios de aproximação com o cliente, é preciso estar atento à experiência como um todo para que ela funcione adequadamente.

Essa vivência de compra mais engajadora, pode possibilitar, inclusive, que cada vez mais marcas criem produtos voltados para o mundo virtual, como as NFTs, por exemplo.

Pesquisa de mercado no metaverso

Fazer um investimento em um novo aplicativo requer cuidado e pesquisa de mercado. Entender se o seu público está acompanhando as novas tendências e se já consome produtos do metaverso é essencial para o sucesso do seu negócio.

Além disso, após a implementação da ferramenta é necessário testar a sua usabilidade, garantindo que o serviço está sendo prestado com qualidade. É importante acompanhar as mudanças, mas mais do que isso, é fundamental saber usá-las ao seu favor. 

Contudo, vale ressaltar que,  embora o metaverso faça parte de um futuro próximo, ainda há muito para evoluir, por se tratar de um meio totalmente novo, ainda estamos descobrindo um mundo de possibilidades.

 Os consumidores dependerão da acessibilidade, assim como as marcas dependerão da receptividade do grande público. Sua popularização e consolidação vão depender do investimento das jornadas sensoriais, realistas e interativas.

Quer saber mais sobre as diversas metodologias de pesquisa existentes. Continue acompanhando o nosso blog e entre em contato conosco!

Fale com nossos especialistas

Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.