Blog
Métodos mistos: obtenha resultados de pesquisa mais efetivos
Para desenvolver uma pesquisa é necessário que se escolha um método, no qual cada um trará um tipo de resposta. A Santa Dica utiliza múltiplos métodos no desenvolvimento de projetos, para que diversas realidades e percepções sobre um produto ou serviço sejam detectadas.
Uma pesquisa realizada via e-mail ou indexado a uma rede social trará respostas de usuários da internet, já as realizadas via telefone trazem respostas de portadores de telefones fixos e/ou móveis, enquanto aquelas feitas presencialmente atingem pessoas de pontos de fluxo ou a domicílio.
Há momentos em que dois ou mais métodos de coleta validam percepções e avaliações
sobre certas realidades. Por exemplo, se a experiência gerada por uma clínica médica for avaliada durante a saída do paciente do consultório, o que aconteceu anteriormente será levado em conta nas respostas, assim como o ambiente, a fila de espera e os colaboradores.
Já se a pesquisa for realizada com esse mesmo paciente três dias depois da consulta médica, algumas experiências já terão sido esquecidas, como se a água estava gelada ou quente, se o ar condicionado estava frio demais ou não estava funcionando.
Por isso, é importante a utilização de métodos variados, para que seja possível entender de forma ampla, ou direcionada, a jornada de um usuário e, assim, gerar ideias e melhorias.
É um desafio escolher a metodologia adequada para cada projeto. Por isso, a Santa Dica tem essa expertise e sabe escolher o que melhor se encaixa em cada modelo de pesquisa, customizando-o de acordo com a necessidade de cada cliente.
Trabalhar múltiplos métodos eleva o conhecimento do gestor público ou de um(a) empreendedor(a) e levará certamente a resultados positivos.
Saiba mais sobre pesquisa de opinião.
Gostou do conteúdo? Quer utilizar métodos de pesquisa de opinião e mercado no seu negócio? Entre em contato com a Santa Dica!
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.