Blog
Pesquisa de jornada de compra, como fazer?
Você sabe o que é jornada de compra? A jornada de compra de um cliente é uma série de etapas pelas quais ele passa até se tornar de fato um consumidor.
Entender a importância de uma boa jornada é essencial para fidelizar novos clientes, aprimorar o seu serviço ou até mesmo o produto oferecido. Por isso é necessário investir em pesquisa de mercado para compreender a sua real necessidade e garantir o sucesso das suas vendas.
Acompanhe abaixo, algumas das etapas e quais pesquisas de mercado podem te ajudar a melhorar a jornada de compra dos seus clientes!
1 – Descoberta do problema
O ponto inicial da jornada de compra de um cliente é a descoberta do problema ou necessidade que seu consumidor está tendo. Por exemplo, seu cliente está buscando um novo curso e começa a pesquisar na internet sobre o tema.
Neste momento o seu objetivo nesta etapa é ser encontrado por esse cliente seja nos mecanismos de busca, redes sociais, entre outros. Para isso, utilizar ferramentas das estratégias de SEO, campanhas de mídia online, blogs, ebooks, etc, são essenciais para ampliar a sua presença online e fazer com que seu público-alvo te encontre facilmente e veja na sua empresa ou produto a solução dos seus problemas.
2- Consideração da solução
Agora que o seu possível cliente já descobriu e reconheceu o problema, é o momento que ele avalia algumas soluções e está considerando qual a melhor opção. Nesta segunda etapa, o principal desafio é manter-se como solução viável. É a hora de criar um senso de urgência para que ele não desista da compra, oferecer vantagens como cupons, fazer de tudo para se destacar em meio a concorrência.
3- Decisão de compra
Essa é a última etapa deste primeiro momento de jornada de compra. Agora o seu cliente já avaliou todas as opções e irá tomar a sua decisão. Nesta etapa o seu objetivo é claro: Ser o grande escolhido.
Seguindo as etapas corretamente e realizando as pesquisas certas, você poderá conhecer efetivamente a jornada do seu cliente e, consequentemente acelerar o processo de compra e aumentar suas vendas.
Quais pesquisas de mercado podem contribuir em cada etapa?
Existem diversas pesquisas que podem contribuir para cada etapa da jornada de compra. Confira algumas delas:
Pesquisa de imagem/marca – Esse tipo de pesquisa irá te ajudar a entender como seus clientes enxergam a sua marca;
Pesquisa de hábitos de mídia – Ideal para descobrir em quais redes sociais seus clientes estão para definir sua estratégia de mídia e presença online;
Pesquisas de hábitos de consumo – Saiba como seus clientes pesquisam produtos e serviços;
Pesquisa de avaliação da concorrência – Conhecer a sua concorrência é fundamental para construir um bom processo de jornada de compra. Entenda os diferenciais competitivos da sua marca;
Pesquisa de satisfação – Sempre avalie a satisfação dos seus clientes para saber quais seus pontos fortes e fracos, para aprimorar seus serviços e produtos e fidelizar os clientes por meio da satisfação. Clientes satisfeitos são clientes fiéis!;
Pesquisa de NPS: Neste tipo de pesquisa, você consegue descobrir o quanto seus clientes indicariam a sua empresa para outras pessoas, e com isso definir o sucesso da sua marca/produto.
Quer entender melhor como atender às expectativas do seu cliente em cada etapa da jornada de compra? Entre em contato com a Santa Dica, nós podemos te auxiliar!
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.