Blog
Pesquisa de Opinião: Por que investir?
Você sabe o que é pesquisa de opinião?
A pesquisa de opinião é uma ferramenta fundamental que possibilita ao gestor ter uma visão mais ampla sobre a sua área de atuação. Serve para orientá-lo durante a definição de estratégias e nos processos de tomada de decisão. Graças a ela é possível saber se os clientes estão satisfeitos com o seu produto ou serviço, bem como avaliar a percepção que o seu público-alvo tem em relação à sua marca.
Durante sua realização são coletadas informações cuja finalidade é identificar oportunidades e problemas específicos da área de atuação da empresa. De posse dessas informações, o gestor poderá traçar os caminhos a serem seguidos e tomar decisões em relação aos 4Ps do Marketing: Produto, Promoção, Preço e Praça.
Mas se você ainda não está convencido sobre a importância da pesquisa de opinião para o seu negócio, conheça outros motivos que podem te motivar a contratar esse serviço tão importante:
1. Com a pesquisa de opinião, você pode aumentar a competitividade da empresa
As pesquisas permitem que você conheça a concorrência e o posicionamento do público sobre as marcas que disputam mercado diretamente com você. Se você conhece bem seu concorrente, pode pensar em vantagens competitivas diferenciadas, como preços mais atrativos e produtos e soluções mais relevantes para seus clientes.
2. Conhecer a aceitação dos produtos e serviços
É preciso ficar de olho na concorrência sem perder a capacidade de fazer autocrítica. As pesquisas de opinião, sobretudo as digitais, são excelentes opções para compreender o que os consumidores pensam sobre seus produtos e serviços. Assim, você poderá analisar a aceitação de produtos consolidados e também dos lançamentos e reformulações.
3. Tomar decisões mais estratégicas
Graças à tomada de decisões será possível pensar sobre um novo posicionamento de marca, assim como avaliar quais produtos serão lançados e como será a gestão da empresa, o que envolve as relações entre parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores. Tendo acesso às pesquisas de opinião, os gestores conseguem tomar decisões mais estratégicas, capazes de gerar resultados e consolidar a marca.
Se você captou a importância da pesquisa de opinião, mas não sabe como conduzi-la de forma correta, entre contato com a Santa Dica. Somos especialistas em pesquisas de opinião e mercado e oferecemos soluções customizadas que se adequam às diferentes necessidades dos clientes e proporcionam diversos benefícios para empresas de diferentes portes. Conte com a nossa expertise para melhorar seus negócios!
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.