Santa Dica

Blog

Diferenças entre pesquisa presencial, por telefone e online

29/04/2022
Diferenças entre pesquisa presencial, por telefone e online

Quer investir em pesquisa, mas não sabe qual a melhor opção para o seu negócio? A Santa Dica te ajuda!

Existem diversos tipos de pesquisas, que são realizadas por três meios: presencial, online e por telefone. Para definir qual delas usar, é necessário entender e considerar o objetivo, as principais características do público-alvo, a possível lista de contatos e a verba disponível.

Cada modelo de pesquisa é indicado para uma finalidade, quer saber mais e entender qual se adapta a sua necessidade? Continue acompanhando o texto!

Pesquisas presenciais

As pesquisas presenciais são ótimas metodologias qualitativas. Por apresentar uma abordagem mais próxima, onde é possível analisar o entrevistado além das palavras ditas (tom de voz, linguagem corporal), elas são utilizadas para investigar a fundo percepções e sentimentos do público-alvo.

Este tipo de pesquisa também pode ser aplicada para metodologias quantitativas, como, por exemplo, nas pesquisas eleitorais, no qual mesmo antes do período eleitoral é possível identificar a popularidade do possível candidato, fornecendo um panorama do cenário.

Durante as eleições, este mesmo método quantitativo pode indicar a intenção de voto dos eleitores, entre outros aspectos.

A pesquisa feita presencialmente garante um controle melhor da amostra, já que possui uma taxa de resposta muito alta. Como ponto negativo, podemos citar apenas que sua duração e custo em geral são maiores, entretanto o seu retorno também é maior.

Pesquisas por telefone

Chamada de CATI, sigla para o termo em inglês Computer Assisted Telephone Interviewing, é um método no qual um entrevistador qualificado coleta as informações com o entrevistado, de maneira rápida e confortável.

Trata-se de uma metodologia ativa, que possibilita uma investigação qualitativa das justificativas das avaliações, muito importante para pesquisas de satisfação, por exemplo.

Sua metodologia é bem simples. A pesquisa é criada de acordo com a necessidade do cliente e o questionário utilizado é alinhado com os objetivos da pesquisa. 

Tal modelo garante fácil acesso ao público-alvo e conta com tempo de aplicação, em relação ao presencial, menor. Entretanto, é preciso alguns cuidados, como manter a lista de contatos sempre atualizada e com respondentes confiáveis.

Pesquisas online

Conhecidas também como Web Survey, as pesquisas online têm uma incrível capacidade de alcance e versatilidade.

No entanto, vale ressaltar que apesar da liberdade de localização geográfica, sendo assim um meio mais “fácil”, exige cuidados especiais, já que se trata de uma metodologia de coleta passiva, ou seja, atribuída a responsabilidade do entrevistado de responder o questionário sozinho, por isso, deve conter todas as informações precisas.

Um dos principais obstáculos é a dificuldade de controle de amostra, já que não é garantido que a pessoa correspondente esteja realmente preenchendo sem a interferência de terceiros. Outro problema é a chamada “amostra viciada”, já que geralmente as pessoas que respondem pesquisas online estão muito satisfeitas ou muito insatisfeitas.

Por essa razão, saber o tipo de público e o grau de comprometimento deles faz toda a diferença. Esse tipo de pesquisa caí muito bem, por exemplo, para o clima organizacional, onde os colaboradores têm um ganho em qualidade ao responder.

A Santa Dica realiza esses e outros tipos de pesquisas. Ficou com dúvida sobre qual tipo de pesquisa é melhor para o seu negócio? Entre em contato conosco, vamos te auxiliar da melhor forma possível: santadica.org/fale-conosco

Fale com nossos especialistas

Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.