Blog
Saiba como são feitas as pesquisas de intenção de voto
Em ano de eleição o que mais vemos e ouvimos em notícias é sobre as famosas pesquisas de intenção de votos, mas você deve se perguntar: “Como elas são feitas?”
Primeiro é necessário saber que nem toda a população é atingida pela pesquisa de intenção de votos, mas isso não significa que ela não seja confiável, isso porque, é preciso uma pequena parcela para corresponder às características de um universo ou um todo.
Mais do que atingir um número específico de entrevistados, é essencial que a amostra tenha características socioeconômicas proporcionais à população representada, e esse procedimento leva o nome de estratificação da amostra.
Como as pesquisas são realizadas?
Para definir o perfil dos entrevistados, uma série de aspectos devem ser levados em consideração, e é necessário realizar os seguintes passos:
- Consultar dados públicos que informam o percentual de uma população com variáveis como gênero, idade e escolaridade;
- Utilizar as mesmas técnicas de amostragem internacional, que incluem a aplicação de margem de erro;
- Escolher a cidade ou região que seja de interesse eleitoral ou informativo;
Feito isso, é possível chegar nesta pequena parcela da população que é capaz de transmitir a voz de uma cidade, região, estado ou país.
Quem pode realizar pesquisas de intenção de voto?
Somente institutos de pesquisa certificados e confiáveis, como é o caso da Santa Dica. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pessoas físicas ou empresas que não fazem parte dessa certificação, e que realizam enquetes ou qualquer tipo de sondagem no período de campanha eleitoral, podem estar cometendo crime eleitoral, sujeitas a punição ou pagamento de multa.
Por isso, é necessário ter uma empresa de confiança por trás da pesquisa, para que as informações sejam imparciais, corretas e gerem credibilidade.
Ficou com alguma dúvida ou quer encomendar uma pesquisa de intenção e voto, entre em contato conosco
Fale com nossos especialistas
Preencha os campos ao lado que entraremos em contato.