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Saiba o que é market share e como calculá-lo
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Em um mercado cada vez mais competitivo, todas as empresas almejam estar a frente dos seus concorrentes sendo referência em meio a sua parcela de mercado.
Para conseguir esse feito é necessário conhecer bem o seu negócio, bem como todo o mercado que ele está inserido, o que chamamos de market share, um termo muito comum no mundo dos negócios.
Mas você sabe o que ele significa? Imagine que o mercado consumidor é um bolo, qual o tamanho da fatia representa os consumidores da sua empresa? Basicamente, esse é o conceito central do market share, mas para entender o termo mais a fundo, continue lendo esse artigo.
O que é Market Share
O Market Share, também conhecido como fatia, quota ou participação de mercado, é a representação da participação de uma empresa dentro do mercado em que ela atua. É um índice que indica a dominação de um concorrente sobre o outro dentro do mesmo setor de atuação.
O cálculo do market share é apresentado no formato de porcentagem e serve como um indicador do sucesso das empresas dentro de um segmento. Ele determina quem está à frente de seus concorrentes e como a empresa se posiciona perante o mercado.
Entretanto, apesar de ser um indicador muito relevante, ele não deve ser entendido como uma verdade absoluta, tão pouco como um objetivo final das empresas. Para cada tipo de negócio o market share tem sua devida importância, e antes de ser uma meta a ser alcançada, deve ser visto como indicador de posicionamento de marca e competitividade.
Como é calculado?
O primeiro passo para calcular o seu market share é definir um ou mais indicadores do seu mercado para ser avaliado.
É necessário avaliar uma série de critérios referentes à atuação do seu negócio, entre eles: receita líquida, número de clientes, menor taxa de cancelamento, etc. Avalie quais números são pertinentes para calcular a sua fatia de mercado e a de seus concorrentes.
Uma forma de fazer isso com eficiência e qualidade é por meio da pesquisa de mercado realizada diretamente com seu público-alvo. Dessa forma, entrevistando a população e seus potenciais clientes, é possível tirar informações que vão dar uma noção da fatia de mercado que sua empresa possui.
Nas suas respostas, os consumidores podem dar diversas informações necessárias para calcular o market share.
Outra maneira que possibilita esse cálculo, é o levantamento de dados secundários, por meio de uma desk research (dados disponíveis para consulta). Diversos mercados possuem dados oficiais levantados por órgãos públicos que podem servir de base para consulta.
O cruzamento desses dados, aliados com os seus próprios, gera uma estimativa da participação do negócio dentro do seu mercado.
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