A campanha política é um processo constante, não é limitada apenas ao período eleitoral. Um acontecimento pode modificar a imagem de um político ou de um partido perante o público, por isso, é tão importante saber qual é a opinião da população em relação à política (e aos políticos).
A Pesquisa eleitoral é o processo de coleta de opinião dos eleitores de uma determinada região (cidade, estado, município, entre outros), para identificar sua intenção de voto, opinião sobre partido ou candidato, além do seu perfil socioeconômico.
Elas são realizadas dentro e fora da época das campanhas, e em todas as suas etapas. Seja nas pré-eleições, eleições e governo. A pesquisa eleitoral é fundamental para monitorar e adequar a imagem de um político, seja ele candidato ou não, perante a sociedade.
É por meio desta forma de pesquisa que os eleitores, assessores políticos e os próprios candidatos percebem os rumos que uma eleição está seguindo, bem como seus níveis de aceitação, rejeição e fidelidade dos eleitores.
Entre as metodologias utilizadas pela Santa Dica estão o Tracking (focada no monitoramento, é decisiva para mudanças de estratégias dentro de um pleito), Face a Face – f2f (o método tradicional que traz evidências e estratégicas únicas para a campanha), Grupos Focais (fundamentais para analisar percepções e justificativas do grupo entrevistado) e Entrevistas em Profundidade (metodologia que proporciona a exploração do comportamento, hábitos, entendimento de necessidades, perfis e contextos).
Para fazer uma pesquisa eleitoral de qualidade, é preciso contratar um instituto de pesquisas isento, que utilize metodologias de pesquisa eficientes. Se você precisa saber mais sobre como são realizadas as pesquisas eleitorais que ajudam no marketing político, entre em contato com a equipe Santa Dica.